Um dos problemas de quem está em processo de emagrecimento e perda de peso é diminuir o aspecto mais “fofinho” do rosto. Muitas vezes, mesmo emagrecendo, a face segue com o aspecto igual, causando um certo desconforto, frustração e baixa autoestima. Podendo fazer a pessoa perder o ânimo para seguir com a rotina saudável. Por isso, para te ajudar nesse processo, separamos algumas dicas de como emagrecer o rosto. Continue lendo e confira!
O que faz o rosto engordar?
Antes de mais nada, é preciso lembrar que cada corpo age de um jeito e tem um metabolismo diferente. No entanto, de modo geral, é comum que o rosto seja uma das últimas partes do corpo a perder peso — e existe um motivo para isso.
Para começar, vamos entender como funciona o corpo humano: o esqueleto facial suporta tecidos superiores e conta com uma camada de músculos sobre ele. Essa última camada é responsável pelas expressões faciais e, acima deles, ficam as bolsas de gordura que completam a pele.
Elas agem como complemento para o rosto ter um aspecto mais firme e jovem, mas é justamente nessas áreas que, sem uma dieta balanceada e rica em nutrientes, existe o acúmulo de gordura.
Cada corpo segue uma ordem de armazenamento de gordura, e esse caminho não é o mesmo para todos. Normalmente, quando se perde gordura corporal, ela é eliminada de forma inversa ao armazenamento.
Por exemplo, se os primeiros quilinhos a mais costumam estar no rosto ou no abdômen, isso quer dizer que esses são os locais de maior armazenamento de gordura no seu corpo. Logo, serão os últimos a serem eliminados no processo de emagrecimento. Por isso, se mantenha firme e tenha calma, comemore cada conquista ao longo do processo!
O processo de emagrecimento não tem um destino final: após perder o excesso, você precisará manter seu corpo – agora magro – saudável e bem nutrido para evitar retornar ao quadro de obesidade. Então, tenha paciência. Você está entrando em um projeto para a vida toda, e não para um mês.
Além disso, o acúmulo de gordura, em geral, costuma ser resultado de uma vida mais sedentária, com uma dieta pobre em nutrientes e rica em calorias, gorduras e açúcares. Mas esses não são os únicos fatores que contribuem para um rosto mais fofinho. Afora a falta de exercício e o processo natural de envelhecimento, a genética também é um facilitador para isso.
Se você for mulher, por exemplo, as chances de engordar no rosto são muito mais altas. Essa, inclusive, é uma das reclamações frequentes entre o público feminino. Isso acontece também porque as mulheres são mais propensas a reter líquidos, devido a fatores hormonais.
Uma dieta com alta ingestão de açúcar, sal e alimentos industrializados também contribui para essa retenção de líquido, como também para o acúmulo de gordura no corpo.
Outros fatores que auxiliam na dificuldade de emagrecer o rosto são o envelhecimento, o estresse, a ingestão de álcool e o tabagismo. Esses aspectos estão ligados à perda de colágeno, fazendo com que os ligamentos faciais, cuja função é segurar as bolsas de gordura no lugar, enfraqueçam.
Assim, a gordura é realocada e causa dobras proeminentes no rosto, como o queixo duplo, popularmente conhecido como “papada”.
Alimentação para emagrecer o rosto?

Antes de mais nada, é preciso entender que o processo de emagrecimento acontece no corpo inteiro, e não apenas em uma região. Dessa forma, ao realizar uma reeducação alimentar voltada para o emagrecimento, é preciso entender que você vai perder gordura em todo o organismo, e não apenas no rosto, abdome, ou seja, onde for.
Dito isso, o indicado é buscar orientação profissional para, juntos, definirem um plano alimentar com adequação de calorias e suprindo as suas necessidades nutricionais.
De modo geral, uma ótima maneira de emagrecer o rosto é apostar em uma dieta pouco calórica e rica em fibras. Com isso, é possível metabolizar melhor as calorias e eliminar a gordura acumulada em regiões como queixo e bochechas.
Então, separamos algumas dicas alimentares para quem quer dar o primeiro passo para emagrecer o rosto:
- Reduza o consumo de sal e açúcar;
- Mantenha-se bem hidratado;
- Evite alimentos ultraprocessados e industrializados;
- Não coma muito antes de dormir.
Como você viu, é possível emagrecer o rosto e, mesmo não sendo um processo que ocorre do dia para a noite, pode ser feito de forma saudável e trazendo ainda mais bem-estar para a sua vida.
Mas, mais importante do que ter o corpo dos sonhos é estar satisfeito com o resultado e com os novos hábitos adotados. Além disso, é preciso ter paciência e não esperar resultados milagrosos. Portanto, acredite no processo e busque o apoio de profissionais.
Continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de mais informações sobre saúde, bem-estar e dicas para ter mais qualidade de vida.